O Papa Francisco I visitou recentemente o Brasil, tendo participado e celebrado uma missa no Encontro Mundial da Juventude realizado no Rio de Janeiro, no qual participaram alguns milhões de jovens.
Aconselhou os mais novos a serem apóstolos de Cristo, na defesa da Verdade e da Justiça. Mais: disse-lhes para se manifestarem, sem medo, por um mundo mais justo.
O Papa tem criticado o poder económico que desvirtua a democracia e manda no mundo, tornando-o mais injusto. Como diz o escritor liberal e também sul-americano, Mário Vargas Llosa, "o capitalismo é um sistema amoral e injusto, tendo de ser regulado pela democracia". Ora, actualmente, assistimos ao contrário: os políticos, mesmo em democracia, submetem-se ao poder do dinheiro. Basta olhar para quem nos (des)governa. Quem viu o desejo e a luta por uma sociedade melhor por parte dalguns deles, incluindo Passos Coelho, quando jovens, como viu o autor destas linhas !...
Na origem deste poder desregrado do dinheiro e do ressurgimento do capitalismo sem alma está o neo-liberalismo, a herança de Reagan e Thatcher, desvirtuador do liberalismo clássico, "pai" do conceito moderno de democracia.
É, pois, contra o neo-liberalismo, responsável pelo vosso desemprego e falta de perspectivas de futuro que vós, jovens, deveis manifestar-vos. Perigo pior para a humanidade, nos dias de hoje, só o vindo do terror da Al-Qaeda.
terça-feira, 30 de julho de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário