domingo, 6 de outubro de 2013

ESTALINISMO DE DIREITA

As últimas eleições autárquicas registaram uma enorme derrota do PSD e uma grande vitória do PS.
A CDU voltou a obter mais de 10% de votos e recuperou câmaras importantes como Beja, Évora ou Loures.
O BE teve um sério revés, perdendo a única C.M. que detinha, Salvaterra de Magos, para o PS.
Foi claramente repudiada a política governamental. No entanto, o CDS, certamente devido à sua atitude de estar com um pé dentro e outro fora do governo, aumentou de 1 para 5 o seu número de Câmaras Municipais, pelo que o grande prejudicado dos partidos do poder foi o PSD.
Os "sociais-democratas", em vez de reflectirem no seu isolamento no país, reagiram em Conselho Nacional como se nada tivesse ocorrido. Em vez de pedirem contas ao líder e restantes responsáveis do partido pela humilhante derrota, os srs. conselheiros laranjas pretendem a expulsão dos críticos da estratégia falhada, à boa maneira estalinista. Resquícios da formação política durante a juventude do próprio Passos Coelho, de Agostinho Branquinho, de Nuno Crato, de Franquelim Alves e tutti quanti?

NOVO CICLO EM S. PEDRO DO SUL

Em S. Pedro do Sul, venceu o PS, por maioria absoluta, na Câmara e na Assembleia Municipais, conquistando também a maioria das freguesias, o que determina o início de um novo ciclo político no nosso concelho. Vitor Figueiredo provou não ser necessário possuir um "canudo" para se ser um bom político e vencer de forma inequívoca umas eleições.
Após 13 anos de poder, com larga maioria, o PSD sofreu uma pesada derrota, determinada pelos seguintes factores: além da vontade nacional de penalizar aquele partido, o seu candidato à C.M., Adriano Azevedo, não criou empatia no eleitorado, tendo, durante a campanha eleitoral, dado vários tiros nos pés.
As eleições no nosso concelho foram bipolarizadas, tendo penalizado a CDU, o BE e "A Nossa Terra". Esta lista independente recolheu, no entanto, bastante simpatia dos sampedrenses. É bom também recordar que o seu cabeça de lista, José Sousa, foi importantíssimo em todas as vitórias obtidas pelo PSD de 2000 para cá.
Se António Carlos Figueiredo pudesse ter concorrido, penso que seria reeleito.
Os meus amigos António Carlos Figueiredo e José Sousa são dos poucos militantes do PSD que se mantêm fieis à social-democracia e ao pensamento de Sá Carneiro.

PS: em próximo número do jornal "Gazeta da Beira" desenvolverei pormenorizadamente os resultados das últimas autárquicas, a nível nacional e local.

Sem comentários: