quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ALEMANHA RICA, ALEMANHA POBRE

Na Revista da última edição do "Expresso", vinha uma reportagem sobre Leipzig, cidade alemã integrante da ex-RDA.
Ali era afirmado que a taxa de desemprego naquela cidade é de cerca de 11% da população activa, 14% dos seus habitantes têm um apoio da segurança social semelhante ao nosso RSI e o número de pessoas a viver abaixo do nível de pobreza é de 21%.
É esta a outra face da Alemanha, a Alemanha pobre. A mesma reportagem refere haver desprezo na parte ocidental do país relativamente aos habitantes da antiga RDA. Curiosamente, a Srª Merkel nasceu na RDA e militou no seu partido comunista.
Antes da queda do muro de Berlim, não havia liberdade na RDA. A riqueza deste país equivalia a metade da riqueza da RFA. No entanto, a RDA era o país com melhor nível de vida no leste da Europa. Os seus cidadãos tinham emprego, saúde e educação garantidos.
As consequências da passagem das sociedades socialistas totalitárias para a democracia e o capitalismo também foram estas. Está aqui a explicação para a força eleitoral que os ex-comunistas têm no leste alemão ou para os húngaros terem eleito um governo de extrema-direita que diariamente comete atentados contra a democracia.

Sem comentários: