A Páscoa marca a vitória da vida (ressurreição de Cristo) sobre a morte. É uma época de alegria e de esperança.
Num tempo de recessão, desemprego, empobrecimento, crise, não só em Portugal como em muitos outros países, surgiu dentro da Igreja Católica uma voz de esperança, a do Papa Francisco I.
O novo Papa, enquanto cardeal e arcebispo de Buenos Aires, sempre se bateu contra as injustiças e esteve ao lado dos mais pobres. Vivia num apartamento onde cozinhava muitas das suas refeições e, tal como Cristo, estava em constante contacto e ajuda aos mais desfavorecidos. Conhecia grande parte dos sem abrigo da capital da Argentina pelo próprio nome.
Após ter sido eleito sucessor de S. Pedro, afirmou dever ser a Igreja pobre e para os pobres. À semelhança dos anteriores Papas, denunciou o capitalismo selvagem e uma certa lógica da globalização que lhe é inerente.
Quando o Papa João Paulo II, pouco após ser eleito, se deslocou à Polónia, sua terra natal, aí afirmou "não tenhais medo". Francisco I traz também uma mensagem de esperança, alegria e confiança num mundo mais justo. Só com tal prática, segundo os ensinamentos de Cristo, se poderá alcançar a salvação.
Que a mensagem de paz, amor e solidariedade de Francisco I influenciem os poderes seculares!
A todos os leitores desejamos uma Páscoa feliz.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário