quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CAVACO P.R. VERSUS CAVACO P.M.

Recentemente, o Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou que nos devemos voltar novamente para o mar, a agricultura e a indústria, corrigindo assim erros das últimas décadas.
Aquela afirmação, além de visar todos os governos e respectivos primeiros-ministros daquele período de tempo, fá-lo especialmente em relação ao primeiro-ministro homónimo do P.R.. Foi nos primeiros anos da década de 90 do século anterior que esse senhor e o seu governo pagaram a agricultores para abandonarem as suas terras, diminuiram a actividade pesqueira e liquidaram parte considerável da indústria, por incapacidade sua de defesa daqueles sectores junto da UE.
Os produtos fabricados por tais sectores passaram a ser comprados aos países comunitários mais ricos como a França, a Espanha ou a Alemanha. Em consequência, Portugal endividou-se.
Assim teve início o elevado endividamento que provocou a presente crise.
Dir-se-á que desde o início do cavaquismo e até aí a economia cresceu consideravelmente, o desemprego baixou e o nível de vida melhorou. Pudera! Após a significativa melhoria da situação financeira conseguida durante o governo do bloco central, seguida da vinda de dinheiro a rodos da então CEE – até para onde não devia-  a baixa do dólar e do preço do petróleo, até o rato Mickey seria um bom primeiro-ministro.

Sem comentários: