Um dos catorze pontos que a bancada do Partido Socialista apresentou na última Assembleia Municipal foi o de propor à Câmara Municipal que utilizasse a antiga cadeia para a instalação de uma Loja do Cidadão.
Tal como os outros 13 pontos, também este foi recusado pela maioria do Partido Social Democrata.
Numa tentativa desesperada de justificar o injustificável, os deputados municipais deste partido político e o Dr. António Calos Figueiredo tentaram argumentar que o local não era o melhor. Não cheguei a perceber os motivos que supostamente sustentavam esta opinião.
De nada serviu explicar o que está à vista de todos: que uma Loja do Cidadão no centro de São Pedro do Sul seria uma mais-valia para todos os sampedrenses; que seria um investimento praticamente nulo para a autarquia, uma vez que a maior parte das obras são financiadas, existindo mesmo a hipótese de ser cobrada uma renda pelo município; que seria uma oportunidade de conferir utilidade a um imóvel que está ao abandono; que seria uma possibilidade de criação de mais postos de trabalho.
Numa última tentativa de obter a aprovação desta proposta, a bancada do Partido Socialista sugeriu ainda que se promovesse a instalação da Loja do Cidadão noutro local qualquer da cidade.
Mais uma sugestão caída em saco roto.
Mais uma oportunidade perdida para São Pedro do Sul.
Entretanto, outras autarquias, curiosamente lideradas pelo mesmo partido que lidera a Câmara Municipal de São Pedro do Sul, preocupadas apenas com o bem-estar dos seus cidadãos e não com a defesa de «partidarites» agudas e exacerbadas, vão inaugurando Lojas do Cidadão.
Foi esse o caso da autarquia de Cantanhede (que o conseguiu em pouco mais de um ano, como se pode ver aqui e aqui), liderada pelo Prof. Dr. João Moura, eleito pelo Partido Social Democrata e, tal como o Dr. António Carlos Figueiredo, também ele apoiante da candidatura do Dr. Paulo Rangel à liderança do PSD.
Pena que as semelhanças entre os dois se fiquem pelo partido e pelo apoio à liderança interna do PSD, pois que, no resto, as diferenças estão à vista: Cantanhede transformou o antigo quartel dos bombeiros, situado no centro da cidade e que pertence à autarquia, numa Loja do Cidadão de 2ª Geração, tendo assim recebido do Estado um investimento de cerca de 800.000,00 €; São Pedro do Sul continua com um imóvel seu situado no centro da cidade, vazio, abandonado, sem Loja do Cidadão e sem investimento por parte do Estado.
Em breve, serão os concelho de Óbidos, de Gaia, de Santarém e de São João da Madeira (todos liderados também por executivos do PSD) a receber uma Loja do Cidadão.
Como temos dito noutras ocasiões, se não querem seguir as sugestões do Partido Socialista de São Pedro do Sul, sigam, pelo menos, os exemplos que vêm de outros municípios liderados por eleitos do PSD. São Pedro do Sul ficará a ganhar!
Sem comentários:
Enviar um comentário