terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A VARIANTE DO PORCO JÁ RUIU


Esperávamos iniciar este blogue com um texto geral, transversal a todos os assuntos de interesse S. Pedro do Sul.


Esperávamos esclarecer que se trata de um blogue aberto a todos quantos queiram debater ideias, traçar objectivos, apresentar projectos, independentemente da sua cor partidária.


No entanto, a realidade é mais rápida do que as nossas intenções e, em vez do tal texto geral, somos «forçados» a dar conta de um problema específico: a chamada variante a S. Pedro do Sul.


Depois de uma inauguração que teve mais de porco e cerveja do que de pompa e circunstância, bastaram as primeiras chuvas da estação para pôr a nu aquilo que a sabedoria popular há muito nos ensinou: a pressa é inimiga da perfeição.

A «obra do mandato», com claros objectivos eleitoralistas, construída em tempo recorde (embora ultrapassando clara e largamente mente os prazos contratualmente previstos) e sem nenhuma planificação, não poderia ter outro resultado que não fosse o visível na fotografia acima publicada.


Onde antes existiu tapete de alcatrão existem agora fendas, sendo claro o abatimento do suporte da dita variante. E só passaram 4 meses!

Há muito que se adivinhava este desfecho, como se pode ver aqui. No entanto, a época era de captação de votos e não de discussão de soluções alternativas… A ver vamos como, quando, com que custos e por quem será resolvido o problema.

Esperamos, contudo, que a reparação ocorra antes das próximas eleições autárquicas e que, na altura da reabertura, não aproveitem para chacinar mais uns quantos suínos e sorver mais uns quantos copos de Super Bock, passe a publicidade. É que, da última vez, a brincadeira custou mais de 8 salários mínimos nacionais!

2 comentários:

Anónimo disse...

É simplesmente inadmissível! Envergonha-me ter autarcas a representar os nossos interesses, cujo objectivo passa unicamente por não sair do poleiro quando devem! Podiam simplesmente não fazer nada, visto que quando fazem o resultado é invariavelmente este! Ilucidem-me quais as obras feitas que não tenham tido problemas de semelhante gravidade em são pedro! Do que vejo, padecem sempre de falhas de planeamento e da própria qualidade de construção!

João Carlos Gralheiro disse...

Meu caro Daniel: Se fosse só a variante à vila, digo, à cidade (ainda não me acostumei a estas modernices...),eramos munícepes felizes. Quantos km de estrada se alcatraoram por este concelho, a correr, antes das eleições, cujo alcatrão já despareceu ou está a desaparecer aos poucos e poucos??... Vejamos se a edilidade do burgo tem argumentos para exigir aos empreiteiros que fizeram tais obras a superação dos defeitos e o pagamento das indemnizações devidas, ou se vamos ter um remake da etar (milahres de contos enterrados sem qualquer utilidade, sem se saber quem foi o responsável por tudo isso)